quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cuidado com a maquiagem





Para muitas pessoas, o uso da maquiagem é inevitável no dia a dia e não há mulher que resista a ficar ainda mais bela com ajuda destes produtos. Porém, pode ocasionar problemas na pele, desde dermatite de contato (alergia) a acne, que muitas vezes necessitam de tratamento especializado. Por isso é muito importante saber escolher os produtos de maquiagem, de limpeza, demaquilante, além dos cuidados com os utensílios usados, como os pinceis e esponjas. Com alguns cuidados, é fácil manter a pele bonita e saudável, sem abrir mão do uso dos produtos, afirma o dermatologista Cristiano Tárzia Kakihara, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, como:




- use produtos de maquiagem de qualidade, hipoalergênicos, pois têm baixo risco de desenvolver dermatite de contato, e ainda, adequados ao tipo de pele;
 

- prefira os minerais, já que não contêm óleo, assim não obstruem os poros, e ainda, não têm fragrância e corantes;
 

- fique de olho no prazo de validade da maquiagem, para não causar alergia, inchaço e irritação no local;
 

- não guarde a maquiagem em local úmido ou muito quente, porque pode causar a proliferação de fungos e bactérias;
 

- prefira pincéis e esponjas que possam ser lavadas;
 

- não use produtos e utensílios de outras pessoas para evitar doenças contagiosas, como das pálpebras e dos olhos;
 

- retire a maquiagem com demaquilante hipoalergênico e não-comedogênico inicialmente, e depois lave abundantemente com água e sabonete suave;
 

- em uma pele mais madura a indicação é de um demaquilante que contenha substâncias hidratantes;
 

- use um demaquilante especifico para a área dos olhos, caso o produto do resto da face não seja testado oftalmologicamente.

Lembre-se que retirar a maquiagem é regra para ter uma pele saudável sem espinhas, cravos e manchas, além de passar um aspecto jovem, pois os resíduos da maquiagem tem efeito acumulativo e deixa a pele áspera e sem brilho. Inevitavelmente, o envelhecimento precoce seria favorecido, explica o especialista.

Nenhum comentário: